10 dicas de Atendimento ao Cliente.

"Os clientes se lembram de um bom atendimento durante muito mais tempo do que se lembram do preço. "


1 – Entenda que todo o cliente importa Não só contas grandes, ou clientes com maior poder aquisitivo merecem ser bem atendidos. Cada cliente importa e isso precisa estar bem claro. 
2 – Seja carismático, procure ter calma e falar de um jeito leve. Mas, claro, não deixe de informar o que você precisa.
3 – Deixe-o Cliente confortável Torne o atendimento ao cliente mais confortável para todos. Diga ao consumidor de forma rápida que você recebeu a demanda dele e que está avaliando internamente a melhor forma de ajudar, pequenas ações podem tornar esse momento de atender menos desconfortável.
4 – Seja paciente, Mesmo que o cliente possa ser grosseiro e elevar o tom de voz, mantenha a serenidade. Ouça o problema e mostre o caminho para que ele possa esclarecer todas as questões o quanto antes.
5 – Seja sincero . Tentar maquiar erros que possam ter vindo da empresa não é honesto e os clientes notam isso com facilidade.
6 – Não deixe a pessoa esperar demais Configurar uma resposta automática para email, chats ou outros canais são importantes. Mas é claro, ali, que trata-se de uma resposta já configurada, sem que uma pessoa esteja ainda olhando o problema. Não demore demais, pois a concorrência pode ser mais ágil do que você.
7 – Humanize o atendimento ao cliente Respostas rápidas e automáticas, chatbots e automatização de processos são importantes, claro. Mas a humanização do atendimento ainda são fundamentais para deixar o cliente mais seguro. Ele é uma pessoa e sente mais confiante quando outra atende, escuta e resolve seu problema. Passa mais tranquilidade, mesmo que a questão não seja sanada de imediato.
8- Seja organizado. Ser organizado é um item básico para atender bem clientes. Tenha emails registrados, conversas salvas, até mesmo para saber onde você parou. Ou, então, melhor. Se o problema X já aconteceu com algum outro cliente, você pode consultar o registro do atendimento anterior e ver como a questão foi resolvida. Bom, né?
9- Gere valor Busque sempre o sucesso do cliente. Para isso, é preciso gerar valor para ele desde o primeiro contato no atendimento. Nem sempre isso é possível, claro, pois há questões mais densas do que outros. Mas saiba ouvir. Ouça, anote e afaste-se por um instante para ter o panorama da situação. O quanto mais cedo você conseguir ajudá-lo, mais satisfeito ele ficará.
10-Entenda que a imagem da empresa está em jogo Quando você está atendendo ao cliente, é a imagem da empresa que está sendo representada. Por isso, pense muito bem em como agir quando as coisas saem do “planejado”. Não fará bem para nenhum negócio ser impaciente ou rude com os clientes. Eles falam entre si e, bem, você sabe, notícia ruim chega rápido.